6 de jan. de 2015

Arquiteta brasileira vence concurso e projeta nova estação de metrô de Paris


O desenho da arquiteta carioca Elizabeth de Portzamparc para a estação Le Bourget bateu nomes de gigantes como Norman Foster e integra traçado urbano da capital francesa.

A brasileira ganhou este mês o concurso para construir a nova estação de metrô Le Bourget, em Paris, orçada em 86 milhões de euros e com cerca de 7 mil metros quadrados de construção.

Todo o atual sistema de metrô de Paris será renovado em 15 anos. Ao todo, serão 205 quilômetros de linhas e 17 novas estações até 2030 – as estações serão conectadas aos aeroportos e ao principal trem de grande velocidade (o TGV). – a estação de Le Bourget faz parte do novo traçado urbano do país, denominado Grand Paris Express (GPE).


Le Bourget é sede do mais antigo aeroporto de Paris e também abriga o Musée de l’Air et de l’Espace, que conta a história da aviação pioneira francesa. “Por causa disso, a estação evoca uma sensação de voo, como se o edifício flutuasse. Também é um projeto de muita funcionalidade”, disse Elizabeth ontem.

O desenho de Elizabeth, possui uma fachada semi-transparente de gigantesco pé alto, que ilumina os espaços internos. Elizabeth buscou uma noção de espaço “habitável”, aconchegante, para a construção, usando materiais reciclados e cores quentes, além de uma “forte presença da natureza”. As plataformas subterrâneas seguem o princípio do “total flex”, no qual as estruturas interiores são flexíveis e permitem a mudança de uso do espaço no futuro.