5 de jan. de 2015

Novas descobertas ajudam a explicar a origem do misterioso Stonehenge

Especialistas encontraram evidências que podem explicar as origens do monumento de Stonehenge, que fica no Reino Unido


Foram achadas diversas peças de caça e ferramentas cerca de quatro quilômetros distantes do local, considerado um dos maiores mistérios da humanidade.

De acordo com os responsáveis pelo achado, as peças datam de 4000 a.C., sendo que Stonehenge foi construído entre 3000 e 1500 a.C.. Assim sendo, os especialistas acreditam que antes do monumento ser construído, uma civilização arcaica morou em suas proximidades.

Por conta das descobertas, o arqueólogo David Jaques afirmou em comunicado que “a história do Reino Unido deverá ser reescrita a partir das mudanças de Stonehenge”. Segundo ele, as ferramentas mostram uma sociedade do período Mesolítico e mostram ligação com o retorno ao local, que ainda era conectado ao continente, após a Era do Gelo.

Por muitos anos, especialistas acreditavam que a área de Stonehenge só foi habitada após a construção do monumento, ou seja, após a dita Era do Gelo. Com as ferramentas encontradas, o fluxo migratório entre os períodos históricos passa a explicar de outra maneira a forma como o Reino Unido foi habitado.